Avaliando emoções: Quando devo procurar um psicólogo?

By

Dia 27/08 comemorou-se o dia do Psicólogo no Brasil. Data que João Goulart – Presidente da República na época- sancionou a Lei 4.119, que tornou a psicologia, uma profissão. Que só foi possível graças à mobilização e determinação de diversos profissionais da área na época. Porém só virou realidade em janeiro de 1964.

Significado de psicologia 

A psicologia vem do grego “psyche”, que significa conhecimento, estudo e razão, ou seja, segundo definições antigas a psicologia estuda a alma, a mente humana.

Quando preciso de uma consulta?

Pessoas que sofreram algum trauma em algum momento da vida, emoções muito intensas, baixa resistência, dores de cabeça inexplicáveis, dores de estômago, dores crônicas, preocupação de familiares e amigos, uso de substâncias para conseguir aguentar o dia-a-dia e se sentir desconectado do mundo, são sinais de que você precisa procurar ajuda médica.

Todos passamos por momentos de crise existencial, de stress, tristeza ou conflito. Porém todos os sentimentos podem começar a ficar mais intenso, por longos períodos e podem começam a afetar a saúde física. 

Como age a psicologia 

A tendência dos seres humanos em momentos de questionamentos, conflitos ou tristeza, é natural se fechar, não conseguir tocar no assunto, por vergonha ou medo de não ser compreendida. Portanto para a psicologia os sentimentos continuam ali, alimentando a intensidade, ou seja, a psicologia e a psicanálise uma das formas de alívio dos sintomas é através da fala, chamado de canalização de emoção.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like