Como lidar com uma criança com autismo?

By

A principal característica do autismo, que geralmente pode ser percebida nos três primeiros anos de vida de uma criança, é o comprometimento das habilidades de interação social e a comunicação. Ele não é uma doença e sim um transtorno, por isso, não tem cura, mas existem formas de facilitar o convívio e o contato com um filho com autismo. Saiba mais em nosso post!

 

Saiba como se comunicar

Ao falar com a criança autista, procure modular a voz, fazendo entonações que a ajudem a identificar emoções. Gesticule de maneira a mostrar que você tem interesse em entendê-la. Use palavras simples e curtas, expresse-se usando olhos, boca, nariz e corpo.

 

Estimule o contato com outras crianças

Muitas vezes pode parecer que uma criança autista não quer se relacionar com outras crianças. Mas o que acontece, em muitos casos, é que ela não consegue começar uma conversa ou participar de uma brincadeira.

 

Nessas situações, o pais devem ajudar a criar os laços de interação social. Por exemplo, convidar outras crianças para brincar com o filho autista. E podem ser atividades das mais simples, como passar a bola ou fazer parte de um jogo de basquete. Isso ajuda a criança a se sentir incluída.

 

Ajude-a quando ela se assustar

Descubra o que assustou o paciente. Se for um ruído, veja se consegue eliminar esse estímulo. Se ela se debater ou sacudir o corpo, afaste objetos que possam machucá-la. Ao proteger a cabeça da criança, pegue-a no colo ou deixe uma almofada ou travesseiro sob sua cabeça. Para acalmá-la você pode fazer uma pequena massagem nas têmporas, nos ombros ou até nas costas ou pés.

 

Crie um ambiente calmo para a criança

É importante reconhecer que ela pode ter dificuldades em processar e absorver muitos estímulos visuais, sons, odores e texturas. Todos esses fatores podem ser estressantes e sobrecarregá-la, gerando crises de birra. Sendo assim, um ambiente tranquilo pode ajudá-la a se acalmar.

 

Incentive o contato com outras pessoas

Manter objetos de agrado da criança à sua vista, mas inalcançáveis, fazem com que ela tenha de se comunicar com adultos para conseguir o que quer.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like