Sua memória está falhando? Confira 7 causas!

By

Você tem perda de memória? A explicação padrão para este problema é que ou você está sobrecarregado de informação ou você está velho. Mas, às vezes, lapsos de memórias podem ter outra explicação um pouco mais específica, confira em nossa matéria!

Vitamina B12

Encontrada em alimentos como: carnes, peixes e leites, a vitamina B12 é associada à boa memória. Por isso, é importante que vegetarianos prestem atenção na dieta porque é provável que o nível de vitamina B12 deles seja baixo.

Estresse

Alguns cientistas já reconhecem que o estresse é uma das principais causas de perda de memória recente, sendo que sua intensidade e tipo influenciam bastante nesse processo. A exposição às neurotoxinas geradas pode causar uma alteração na atividade normal do sistema nervoso central, resultando até em uma atrofia da estrutura onde as memórias se originam, o hipocampo.

Ansiedade

Pacientes muito ansiosos estão sempre projetando uma forte tensão para o futuro (algo que vai acontecer), pensamentos rápidos e muitas vezes desordenados, são características suficientes para desviar o foco da memória para outras coisas do cotidiano, pessoas ansiosas muitas vezes tem dificuldade de lembrar-se de coisas à curto tempo.

Dormir menos de 6 horas

A alteração do ciclo do sono pode prejudicar a memória, pois a falta de um descanso diário, que deve ser, em média, de 6 a 8 horas por dia, dificulta a manutenção da atenção e do foco, além de prejudicar o raciocínio.

Anestésicos

O anestésico faz com que você não se lembre de nada quando você acorda. No entanto, parece que a perda de memória pode durar mais do que você imagina. Estudo realizado pela Universidade da Flórida revela que o esquecimento pode durar até um ano depois da cirurgia, principalmente em pacientes mais velhos.

Hipotireoidismo

Este problema na tireoide, caracterizado pela baixa ou nenhuma produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), pode afetar a memória, além de gerar outros sintomas como cansaço, perda do apetite e sonolência.

Falta de atenção

A simples falta de atenção em alguma atividade ou situação, faz com que se esqueça muito mais rápido de alguma informação, portanto, quando se está ou se é muito distraído, é mais fácil esquecer de detalhes como um endereço, o número de telefone ou onde se guardou as chaves, por exemplo, não sendo necessariamente um problema de saúde.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like