O que consiste o Doppler de carótidas e vertebrais?

By

O Doppler de carótidas é um exame complementar de diagnóstico que utiliza os ultra-sons para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro).

Destina-se ao estudo do estado da parede arterial (pesquisa de estenoses por placas de aterosclerose), mas também avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais.

Outras utilidades

O exame também é indicado para avaliar a espessura da parede da artéria carótida (espessamento do complexo médio-intimal) que é um parâmetro de avaliação indireto de como se encontra a circulação coronariana (do coração). Portanto é um marcador indireto de doença cardiovascular.

Também é o principal exame de controle de evolução e seguimento após a realização de procedimentos cirúrgicos nas artérias carótidas e vertebrais, tais como a endarterectomia e a angioplastia.

Preparo

Não é necessário preparo. O exame é indolor, não invasivo e não utiliza raios X. Se tiver resultados de exames de imagem anteriores, de carótidas e/ou de crânio como radiografias, ultrassonografias, tomografias ou ressonâncias magnéticas, pode ser útil informar ao laboratório e leva-los no dia do exame.

Riscos

Da mesma forma que as artérias coronárias, as artérias carótidas e as vertebrais podem ficar doentes pelo depósito de placas de gordura, que obstrui o fluxo de sangue para o cérebro. Com o tempo, a doença das artérias carótidas e vertebrais pode ocasionar um derrame cerebral.

Para quem é indicado esse exame?

É indicado para pacientes com diagnóstico ou suspeita de obstruções das artérias que podem incluir tonturas, cegueira súbita ou derrame (AVC) e pós operatório destas artérias.

Esse exame precisa de preparo?

Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças. Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais. Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like