Nem todos os tremores indicam doença de Parkinson

By

Uma parcela relativamente grande da população desenvolve em determinados momentos da vida algum tipo de tremor. As causas são inúmeras, da Doença de Parkinson aos distúrbios da glândula tireóide, passando pela ansiedade, o tremor essencial, a abstinência alcoólica, podendo ser até disfunção hepática. Por isso é fundamental a busca por um médico neurologista a fim de chegar ao diagnostico correto e posterior alivio dos sintomas.

O tremor é definido como um movimento involuntário rítmico que pode acometer qualquer articulação do corpo,pode variar de intensidade durante o dia, sendo geralmente pior em momentos de stress e desaparecendo geralmente com o sono. O diagnóstico correto surge da avaliação do perfil do paciente aliado a identificação do tipo de tremor (característica e distribuição do tremor).

Existem doenças neurológicas responsáveis pelos tremores, entre elas:

O mal de Parkinson, também chamado de doença de Parkinson, é uma doença do sistema nervoso central que afeta a capacidade do cérebro de controlar nossos movimentos. A doença recebe esse nome em homenagem ao Dr. James Parkinson, o primeiro médico a descrevê-la.

Tremor essencial, também chamado de tremor essencial benigno, é um distúrbio neurológico (do cérebro) que faz com que uma parte do corpo de uma pessoa trema incontrolavelmente. As mãos e antebraços são as regiões afetadas com maior frequência, mas a cabeça, rosto, língua, pescoço, torso, laringe, e, raramente, as pernas e os pés também podem ser afetados. Outras doenças, como a doença de Parkinson podem causar tremores, mas no tremor essencial.

O diagnóstico de tremor psicogênico é difícil e muitas vezes é baseado na exclusão de causas orgânicas. Tanto o tremor psicogênico como o orgânico podem se alterar com o estado emocional do paciente e ambos podem estar associados a doenças psiquiátricas. Costuma ter um início abrupto, envolve mais de um membro, apresenta características complexas e variáveis e tem componentes de repouso, ação e postura.

Tremor de Holmes também denominado tremor rubral ou mesencefálico é um tremor unilateral em repouso, ação e postura, de baixa frequência. Piora geralmente quando a pessoa muda de uma posição de repouso à postural e às vezes se torna incapacitante na tentativa de realizar movimentos propositais. É um tremor sintomático cuja lesão pode estar localizada no tronco cerebral, tálamo ou cerebelo ou nas vias que unem estas estruturas. As causas mais frequentes são AVC, tumores e infecções.

Apenas o Neurologista pode identificar e tratar o tremor e a doença que o acarreta. Jamais se auto medique.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like