Conheça os 15 principais distúrbios do sono

By

O Distúrbio do Sono consistem nas dificuldades relacionadas ao sono e as suas fases, facilitando a sua interrupção e favorecendo alguns despertares.

Insônia

É o problema mais comum da população brasileira, que consiste num sono não reparador (dificuldade de dormir, de manter o sono, despertares frequentes, cansaço diurno, sonolência, irritação, desânimo, mal humor, alteração da memória).

Sonolência excessiva

Muito sono em momentos do dia que precisa estar atento, ao dirigir, estudar, trabalhar, cinema e outros.

Sonambulismo

Mais frequente nas crianças, enquanto dorme se levanta, anda pela casa, fala e não se lembra no outro dia. Desaparece com o tempo, geralmente genético.

Terror noturno

Geralmente em crianças ( senta na cama, grita, parece apavorada e assustada, depois se deita e também não se lembra do fato, duração de poucos minutos.

Distúrbio comportamental do sono REM

Mais comum nos homens idosos, a pessoa vivencia o que está sonhando, podendo ter comportamentos violentos e agressivos machucando a sua companheira.

Enurese noturna

Urina na cama dormindo após os 5 anos de idade, normalmente tem história familiar.

Apneia do sono

É um distúrbio comum na população, ocorre vários despertares devido a diminuição ou interrupção da respiração no mínimo por 10 segundos.

Ronco

Caracterizado pelo barulho da passagem de ar durante o sono pelas vias aéreas superiores ( pode ser normal quando o indivíduo está muito cansado ou tenha bebido ) ou mais grave na Apneia do sono.

Sexomnia

Ainda pouco conhecido, é um distúrbio do sono tipo sonambulismo, com comportamento sexual enquanto dorme.

Transtorno alimentar noturno

É um tipo de parassonia que a pessoa levanta durante o sono para comer, e não tem consciência do que está fazendo. Normalmente comem qualquer coisa que encontram pela frente, com combinações bizarras e estranhas tipo feijão com goiabada.

Síndrome das pernas inquietas

Ocorre movimentos repetitivos das pernas, pois sente uma agonia “gastura” nos membros, demoram pra dormir, se mexem muito dormindo e despertam cansados.

Narcolepsia

Sonolência excessiva e abrupta durante o dia, pode ocorrer em qualquer momento ou lugar, com riscos graves de acidentes no trabalho, operar máquinas e dirigir.

Bruxismo

Ocorre movimentos e pressão excessiva no maxilar ( rangendo os dentes ). Pode ter dores de cabeça e na mandíbula, e também desgaste nos dentes.

Paralisia do sono

Pode ser associada a Narcolepsia, a mente desperta, mas o corpo não, ele está em atonia como no sono profundo (sono REM), é um descompasso entre o corpo e a mente.

Pesadelo

Sensação desagradável, as vezes horrível durante o sono, geralmente quando recorrente, precisa ser investigado.

1 Comment
  1. ana 1 ano ago
    Reply

    Não imaginei que tinha essa quantidade de distúrbio, aprendi muito com esse artigo

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like